21 março 2011

Dúvidas?

Bom dia!
Como já tínhamos conversado, caso haja dúvidas coloquem-nas como comentário no blogue para que, logo que possível, sejam esclarecidas!
Bom estudo!
 

18 março 2011

Cientistas trabalham em sistema de alerta para tsunamis...

Vídeo explica sismo no Japão

Vale a pena ver este vídeo sobre o porquê do sismo catastrófico que afectou o Japão.
Está em brasileiro daí a utilização de alguns termos menos comuns na nossa linguagem.

8.º Ano - Materiais Didácticos

Apresentações em PowerPoint:


»Sucessões Ecológicas
»Perturbações no equilibro dos ecossistemas I
»Perturbações no equilibro dos ecossistemas II


Bom estudo!

17 março 2011

8.º Ano - Ciclo do Oxigénio

O oxigénio atmosférico ou dissolvido na água, na forma de O2, é captado pelos seres vivos para ser utilizado no processo respiratório.

Neste processo, o oxigénio combina-se com o hidrogénio e origina moléculas de água. Estas moléculas de água podem ter diferentes destinos.

Por transpiração, podem ser libertadas directamente no ambiente ou podem, em parte, ser utilizadas na formação de mais matéria orgânica, servindo como fonte de hidrogénio e oxigénio. Neste caso, o oxigénio só voltará para a atmosfera na forma de água ou de dióxido de carbono, quando o organismo morrer e for decomposto.

As moléculas de água podem ainda ser utilizadas na fotossíntese. Neste caso, serão fornecedoras de átomos de hidrogénio, que serão utilizados na formação de moléculas orgânicas, e libertará oxigénio.


O ciclo do oxigénio está intimamente ligado ao ciclo do carbono, pelo que muitos autores consideram um ciclo único.

A manutenção do teor do ar em oxigénio (21%) é obtida pela compensação existente entre o consumo de oxigénio e a libertação de dióxido de carbono na respiração dos produtores e consumidores. O único ganho possível de oxigénio provém do abrandamento do ciclo do carbono com a retenção, por tempo relativamente curto, de igual quantidade de carbono nos órgãos perenes das plantas (por exemplo, ramos e troncos) e do seu armazenamento, em meio anaeróbio, nos combustíveis fósseis (carvões, petróleo, etc.).

Como referenciar este artigo:
ciclo do oxigénio. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-04].

8.º Ano - Ciclo do Carbono

O Ciclo do Carbono consiste na transferência do carbono na Natureza.
O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,33% dos gases que compõem a atmosfera, este é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.


O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele pela respiração dos seres vivos.

Através da fotossíntese e outras formas de biossíntese, os átomos de carbono são captados pelas plantas e outros seres vivos, passando a fazer parte das moléculas orgânicas (glícidos, prótidos, lípidos, etc.) que os constituem.

Através das cadeias alimentares, os átomos de carbono deslocam-se para os tecidos de todos os outros organismos do ecossistema.

 Contudo, é pouco provável que o mesmo átomo de carbono passe por muitos organismos num único ciclo, porque em cada passo há grande possibilidade de o consumidor utilizar a molécula orgânica na respiração celular.

Quando tal acontece, os átomos de carbono são libertados para o ambiente na forma de dióxido de carbono, o que completa um ciclo mas, naturalmente, inicia outro.
Da mesma maneira, a combustão de matéria orgânica faz com que os átomos de carbono passem para a atmosfera sob a forma de dióxido de carbono.

Assim que ocorre a morte dos seres vivos, os cadáveres, pela acção dos decompositores, são decompostos e mineralizados.
Em determinadas condições, os cadáveres e detritos acumulados podem provocar um abrandamento do ciclo do carbono, pois este pode ficar armazenado sob diversas formas (húmus, carvões, petróleos, etc.) que podem ter uma decomposição mais ou menos lenta.
Na água, esse abrandamento ou mesmo estagnação do ciclo pode ocorrer quando o dióxido de carbono se acumula sob a forma de carbonato de cálcio (calcários, margas, corais, etc.) de origem biogénica ou química.
O teor do ar em dióxido de carbono (0,033%) resulta de trocas complexas entre a biosfera, a atmosfera e a hidrosfera.

A fotossíntese permite o seu armazenamento sob a forma de matéria orgânica, enquanto a respiração, a fermentação e as combustões o restituem continuamente ao meio.

Nos últimos anos desde a Revolução Industrial temos presenciado uma drástica mudança no ciclo do carbono. Durante muito tempo esse ciclo permaneceu estável com a libertação de na CO2 atmosfera estando contrabalançada pela sua absorção pelos organismos autotróficos e vice-versa.

Contudo, o processo de industrialização e a consequente utilização de combustíveis fósseis, além de um aumento nos níveis de consumo, têm ampliado de forma vertiginosa o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera tornando prejudicial um fenómeno essencial para a vida na terra: o Efeito Estufa*.

* [fenómeno resultante da retenção de calor na atmosfera, de calor, mantendo a temperatura estável e amena].

O uso de combustíveis fósseis, os incêndios e a destruição das últimas grandes florestas da Terra, tem provocado o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.


Uma vez que, este gás retém o calor na atmosfera é ele o grande responsável pelo agravamento do efeito de estufa, tendo como consequência, por exemplo, o aquecimento global.
A água é uma substância química  composta de hidrogénio e oxigénio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.

A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.




Devido à energia do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera [Evaporação].
O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, formando as nuvens [Condensação].


Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de [precipitação] - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo [Infiltração], formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a capam pelas raízes.


Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e evapotranspiração (transpiração) dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.


Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.


Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde. Aí a água é muito mais preciosa do que nos locais onde é muito abundante.


»Intervenção Humana neste ciclo

A ocupação e impermeabilização dos solos interferem com o ciclo da água, agravando as condições naturais de escoamento, diminuindo a segurança de pessoas e de bens, facilitando a formação de inundações.


Uma outra alteração provocada pelo Homem é a poluição devido a:


|Resíduos industriais;
|Acidentes com petroleiros e lavagem de tanques em alto mar;
|Esgotos das urbanizações;
|Agricultura industrializada [fertilizantes e pesticidas].´


Estas fontes de poluição contaminam a água, diminuindo considerável a quantidade de água potável do planeta. Esta situação é especialmente gravosa pois não se restringe à poluição da água salgada mas afecta também a água doce.

A este propósito deixo-vos esta noticia, já antiga e preocupante.






Fusão dos glaciares ameaça água potável


Vejam ainda esta versão "animada" do ciclo da água.




01 março 2011

Para os que ainda não viram o trailler...



 

Qual a tua missão?

Juntamente com o teu par, abre o presente ficheiro, clicando na imagem.


»Faz download do mesmo e guarda-o no teu computador com o vosso nome.


[Exemplo: JoãoLuis_BeatrizSilva_7A]


»Agora, respondam em formato digital, às questões que vos são colocadas no referido documento.
»No final da aula, deverás enviar o documento para o e-mail que a professora te fornecerá.
Para além do blogue, sugiro-te alguns sites de interesse.


|Vamos mexer nos continentes
|Deriva continental
|Deriva Continental 2


Bom aventura!

Deriva Continental - As primeiras evidências...

A Terra é um planeta dinâmico, que se encontra em constante mudança.
Essas mudanças são o resultado do dinamismo que ocorre no interior do planeta, evidenciado de forma violenta pelos sismos e vulcões.

Neste momento, já conheces a estrutura interna da Terra e sabes que a camada rígida sobre a qual nos encontramos designa-se por litosfera. É uma camada fragmentada em peças, como se de um gigante puzzle se tratasse. Na litosfera assentam os continentes e os fundos oceânicos.


No século XVI, quando as cartas de marear do Atlântico se tornaram mais precisas, muitos estudiosos reparam que as costas atlânticas da África e América do Sul pareciam encaixar uma na outra.

E mais... espécies idênticas foram encontradas em continentes actualmente separados!
Começaram, então, a surgir hipóteses explicativas para tais factos.





Uns consideravam a existência de pontes intercontinentais, outros referiam que os continentes teriam estado unidos no passado e muitos acreditavam que não passavam de meras coincidências.

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver