07 fevereiro 2013

Embarca nesta aventura e vem conhecer o homem que pôs os continentes à deriva!

Hoje vamos embarcar numa viagem rumo ao passado e conhecer alguém especial.
Alguém que revolucionou o modo de pensar sobre a Terra.

Apresento-vos Alfred Lothar Wegener:


Nasceu em Berlim, Alemanha, a 1 de Novembro de 1880,morrendo de hipotermia dias após o seu quinquagésimo aniversário, na Gronelândia, a 5 de Novembro de 1930. 

Este meteorologista e físico alemão apresentou pela primeira vez, em 1912, a ideia da deriva continental, referindo que no passado todos os continentes formavam um supercontinente, a Pangeia. 

Em 1915, foi publicada,a primeira edição de A Origem dos Continentes e Oceanos, onde Wegener explicava a sua teoria, sendo procedida de outras edições em 1920, 1922 e 1929.

Uma teoria destas, para ser aceite, necessitaria de uma grande quantidade de provas que a suportassem. 

E tu vais descobrir quais são!

Teoria da Deriva Continental

Em 1915, Wegener, um metereologista e astrónomo alemão, formulou a Teoria da Deriva Continental.

Segundo Wegener:
  1. Os continentes movem-se através do globo terrestre;
  2. Os continentes actuais estiveram unidos num supercontinente, a Pangeia;
  3. A Pangeia encontrava-se rodeada por um único oceano, o Pantalassa.
  4. A Pangeia ter-se-á fragmentado, e os continentes moveram-se até à posição actual.
  5. As forças responsáveis pelo movimento dos continentes eram as mesmas que provocavam as marés (forças solar e lunar) e o movimento de rotação da Terra.




Argumentos da Teoria da Deriva Continental

Apesar da Teoria da Deriva Continental, formulada por Wegener, não ter sido bem aceite, este cientista teve a preocupação de apresentar vários argumentos que a apoiavam cientificamente.

A Teoria da Deriva Continental baseia-se em:


1. Argumentos Morfológicos

Os continentes encaixam entre si como peças num puzzle, sendo mais evidente entre as costas atlânticas de África e América do Sul.2.Argumentos Paleontológicos

Fósseis da mesma espécie foram encontrados em locais que distam milhares de quilómetros e estão actualmente separados por oceanos. É pouco provável que estes seres vivos pudessem ter percorrido estas elevadas distâncias.
3. Argumentos Paleoclimáticos

O estudo dos climas antigos trouxe algumas surpresas. Sedimentos glaciares que só se formam a altas latitudes e baixas temperaturas, foram encontrados em zonas como a África e América do Sul. Isto indica que estes continentes já estiveram próximos do pólo sul e que entretanto se afastaram mantendo os registos nas rochas.


4. Argumentos Litológicos

Rochas com a mesma idade, e do mesmo tipo foram encontradas na América do Sul e África, bem como as formações rochosas têm continuidade entre as duas costas.

Apesar de todas estas evidências, a teoria de Wegener não foi aceite pela comunidade científica pois este não conseguiu explicar qual o motor da deriva continental.

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver