05 maio 2013

Rochas Magmáticas: Plutónicas e Vulcânicas!

As rochas magmáticas formam-se, tal como o próprio nome indica, a partir do magma, quando este arrefece e solidifica.


Dependendo do local e velocidade de arrefecimento a sua textura será diferente.
textura é o aspeto que as rochas apresentam à vista desarmada. 

Rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas
Um arrefecimento lento do magma, no interior da crosta, permite a cristalização e o crescimento dos minerais que são visíveis a olha nú, conferindo às rochas uma textura granular.  


Rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas
O arrefecimento rápido do magma/lava, à superfície ou muito próximo dela, não permite que os minerais se individualizem nem desenvolvam, ficando com reduzidas dimensões e dificilmente observáveis à vista desarmada, conferindo às rochas uma textura agranular ou mesmo vítrea. 

8 comentários:

  1. este blog esta muito interessante e muito divertido
    PARABÉNS

    ResponderEliminar
  2. Portanto: As rochas magmáticas plutonicas têm cristais e as vulcanicas não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Duas tem mas na plutonica estão mais desenvolvidos

      Eliminar
  3. até q é bom... brincadeira kkkk me ajudou bastante

    ResponderEliminar
  4. esse site terou minha duvida!!!rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/6/12 19:40

    Estou salva...Já tenho como fazer o meu trabalho de Ciências Naturais...Obrigada!!!!

    ResponderEliminar
  6. adoro-o!!!!
    acrencetem outras disciplinas!!!

    ResponderEliminar
  7. Mt obrigado pois esclareceram as minhas duvidas e espero que o blog continue a crescer ja agora deixo tambem o meu blog cirilomania.

    ResponderEliminar

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver