1- INTRODUÇÃO
Após uma avaria na sua nave espacial, Maradex, um E. T. muito divertido aterrou de emergência na Terra. Sabia que nós existimos mas está espantado com tanta beleza e cor!
Maredex reparou que o Homem utiliza, quer para a sua sobrevivência, quer em diversas outras actividades, uma variedade de matérias-primas que obtém a partir de fontes existentes no meio.
Maredex reparou que o Homem utiliza, quer para a sua sobrevivência, quer em diversas outras actividades, uma variedade de matérias-primas que obtém a partir de fontes existentes no meio.
A maior parte das vezes são materiais que “extrai” da Terra, como sucede com os minerais, mas outras vezes são formas de energia, como a solar. Aprendeu que a todas estas fontes de matéria e energia nós chamamos recursos naturais.
Ficou especialmente curioso com a variedade de alimentos, vestuário, materiais para equipar as habitações e formas de lazer de que dispomos.
Ficou especialmente curioso com a variedade de alimentos, vestuário, materiais para equipar as habitações e formas de lazer de que dispomos.
2-TAREFA
Maradex contou-me que no planeta onde vive, os recursos são escassos e o ambiente sombrio.
Decidiu ficar mais uns dias para nos conhecer melhor! Tu serás o seu guia neste passeio e ficarás responsável por responder as suas pertinentes questões! Boa viagem!
3-PROCESSO
Responde, na tua folha de actividade, às questões que o Maradex colocou:
- O que é um recurso biológico?
- Como são utilizados os recursos Biológicos?
- Como se exploram os recursos biológicos?
- Quais são as consequências para os ecossistemas, da exploração dos recursos biológicos?
- Constrói um slogan de apelo à protecção dos recursos biológicos!
- O que é um recurso biológico?
- Como são utilizados os recursos Biológicos?
- Como se exploram os recursos biológicos?
- Quais são as consequências para os ecossistemas, da exploração dos recursos biológicos?
- Constrói um slogan de apelo à protecção dos recursos biológicos!
4-RECURSOS
Utiliza preferencialmente os seguintes sites:
5- AVALIAÇÃO
Avalia-te (1-5) preenchendo o seguinte questionário.
- Pesquisei, seleccionei e organizei a informação, conforme era pretendido.
- Respondi com clareza e objectividade às questões do Maradex.
- Participei com empenho na realização do trabalho.
- Tive um comportamento adequado (não interferindo com a viagem do Maradex!)
- Pesquisei, seleccionei e organizei a informação, conforme era pretendido.
- Respondi com clareza e objectividade às questões do Maradex.
- Participei com empenho na realização do trabalho.
- Tive um comportamento adequado (não interferindo com a viagem do Maradex!)
No geral, avalio o meu trabalho em:
- Muito Fraco
- Não Satisfaz
- Satisfaz
- Bom
- Muito Bom
6 - CONCLUSÃO
O Maradex ficou impressionado! Adorou a viagem!
Somos uns afortunados por podermos retirar da Terra tudo quanto nos sustenta, sem nada pedir em troca!
Por isso, vamos protegê-la “com garra” e como disse B.P. , fundador dos Escuteiros:
“Procura deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraste para quando chegar a vez de morrereres, possas morrer feliz com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaste o tempo mas fizeste o melhor que pudeste!”
ACtividade da minha parte acho que foi muito produtiva ;)
ResponderEliminarFoi diferente o que na minha opinião ajudou a motivar os alunos... e isso é sempre bom , não é prof ? ^.^
continue assim ....
tá lá....professora ...
Obrigado professora pelo power point.
ResponderEliminar