17 março 2011

A água é uma substância química  composta de hidrogénio e oxigénio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.

A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.




Devido à energia do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera [Evaporação].
O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, formando as nuvens [Condensação].


Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de [precipitação] - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo [Infiltração], formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a capam pelas raízes.


Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e evapotranspiração (transpiração) dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.


Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.


Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde. Aí a água é muito mais preciosa do que nos locais onde é muito abundante.


»Intervenção Humana neste ciclo

A ocupação e impermeabilização dos solos interferem com o ciclo da água, agravando as condições naturais de escoamento, diminuindo a segurança de pessoas e de bens, facilitando a formação de inundações.


Uma outra alteração provocada pelo Homem é a poluição devido a:


|Resíduos industriais;
|Acidentes com petroleiros e lavagem de tanques em alto mar;
|Esgotos das urbanizações;
|Agricultura industrializada [fertilizantes e pesticidas].´


Estas fontes de poluição contaminam a água, diminuindo considerável a quantidade de água potável do planeta. Esta situação é especialmente gravosa pois não se restringe à poluição da água salgada mas afecta também a água doce.

A este propósito deixo-vos esta noticia, já antiga e preocupante.






Fusão dos glaciares ameaça água potável


Vejam ainda esta versão "animada" do ciclo da água.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver