A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.
Devido à energia do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera [Evaporação].
O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, formando as nuvens [Condensação].
Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de [precipitação] - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo [Infiltração], formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a capam pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e evapotranspiração (transpiração) dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.
Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde. Aí a água é muito mais preciosa do que nos locais onde é muito abundante.
»Intervenção Humana neste ciclo
A ocupação e impermeabilização dos solos interferem com o ciclo da água, agravando as condições naturais de escoamento, diminuindo a segurança de pessoas e de bens, facilitando a formação de inundações.
Uma outra alteração provocada pelo Homem é a poluição devido a:
|Resíduos industriais;
|Acidentes com petroleiros e lavagem de tanques em alto mar;
|Esgotos das urbanizações;
|Agricultura industrializada [fertilizantes e pesticidas].´
Estas fontes de poluição contaminam a água, diminuindo considerável a quantidade de água potável do planeta. Esta situação é especialmente gravosa pois não se restringe à poluição da água salgada mas afecta também a água doce.
A este propósito deixo-vos esta noticia, já antiga e preocupante.
Fusão dos glaciares ameaça água potável
Vejam ainda esta versão "animada" do ciclo da água.
Sem comentários:
Enviar um comentário