02 maio 2012

Sucessões ecológicas

De acordo com os ecólogos, existem dois tipos de sucessão ecológica:

» Sucessões Ecológicas Primárias
Estas estão relacionadas como a colonização de ambientes desprovidos de vida, como por exemplo em ilhas vulcânicas recentemente formadas e com rochas expostas. Neste caso as primeiras espécies a colonizar estes meios inóspitos são designadas por espécies pioneiras e são constituídas essencialmente por líquenes, musgos e decompositores. [comunidade pioneira]
No decurso do tempo, à medida que se vai formando uma fina película de solo a partir da erosão da rocha, surgem pequenas plantas, como ervas, que mais tarde irão ser substituídas por fetos e por outras plantas arbustivas. Prossegue a erosão da rocha em profundidade, aumentando assim a espessura do solo, que se vai enriquecendo em matéria orgânica resultante da acumulação de restos vegetais, aparecendo muito tempo depois as primeiras árvores. [comunidades intermédias]
À etapa final, quando a vegetação atinge o máximo desenvolvimento e se encontra em equilíbrio com os fatores climáticos, geológicos entre outros dá-se o nome de comunidade clímax. 
»Sucessões Ecológicas Secundárias



Ocorrem num espaço de tempo mais curto, pois estão relacionadas com o repovoamento de ambientes cujas espécies foram eliminadas quer por:
 Catástrofes naturais, tais como incêndios, deslizamentos de terra, inundações, secas….
 Ação direta ou indireta do homem, como desflorestação, agricultura, fogo….


O facto das sucessões ecológicas secundárias decorrem em menor tempo tem a ver com a existência, na região em causa, de sementes, esporos e raízes.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver