16 fevereiro 2011

Modelos da Estrutura Interna da Terra

Com base na análise e tratamento dos dados fornecidos pelos métodos directos e indirectos, foi possível elaborar dois modelos da estrutura interna da Terra:


I -Modelo Químico


De acordo com a composição química distinguem-se na Terra 3 camadas:
  • Crusta: camada mais superficial, formada por rochas graníticas e basáltica.
  • Manto: localiza-se entre a crusta e o núcleo. É formada por peridotitos (rocha rica em ferro e magnésio).
  • Núcleo: camada central e mais profunda da Terra. É constituido por ferro e níquel.

Clica sobre a imagem para veres a animação



II -Modelo Físico


Baseia-se nas propriedades físicas dos materiais que formam as camadas. Segundo este modelo distinguem-se na Terra 4 camadas fundamentais:
  • Litosfera: Corresponde à crusta e à parte superior do manto. É sólida e rígida e formada por placas tectónicas que se deslocam sobre uma camada plástica – a astenosfera.
  • Astenosfera: encontra-se parcialmente fundida. Tem características plásticas.
  • Mesosfera: situa-se entre a astenosfera e a endosfera (núcleo externo e interno). É uma camada sólida e rígida.
  • Endosfera: encontra-se dividida em núcleo externo (líquido) e núcleo interno (sólido).



9 comentários:

  1. está bonito o seu blog

    ResponderEliminar
  2. parabens isto esta bem organizado

    ResponderEliminar
  3. Gosto da imagem com animaçoes do modelo quimico, facilitou me o estudo!

    ResponderEliminar
  4. Parabens e obrigado, ajudou-me imenso no meu estudo!

    ResponderEliminar
  5. gosto muito do blog

    ResponderEliminar
  6. obg ajudou-me imenso no meu projeto de CN!! :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado ajudou imenso!!!

    ResponderEliminar
  8. Ajudou-me muito para estudar CN!

    ResponderEliminar
  9. Ajudou-me imenso nos meus estudos!

    ResponderEliminar

Ainda se lembram?

Algumas rochas e minerais

O Tinoni explica-te o que acontece quando a Terra treme..

Erupção do vulcão Etna

Vale a pena ver